ATNZO

Em 2021 vale a pena investir em franquias?

Foto por: Reprodução

O Ministério da Economia publicou documento renovando o otimismo com a alta do PIB acima de 3%

Que o retorno de investimento em uma franquia costuma ser mais rápido do que em negócio próprio vocês já sabem. Mas e as outras vantagens de se investir em franquia? O franqueado recebe todo tipo de suporte, desde a estrutura da loja até a comunicação da marca, além da garantia da melhor experiência para o cliente.

Ter o capital necessário guardado para investir no seu negócio é essencial, porém franquias exigem muito empenho para continuarem de pé. Por isso toda ajuda com suporte é importante.

Agora o mais importante: vale a pena investir em franquias no próximo ano? A previsão de retomada da economia brasileira no quarto trimestre de 2020 é em “V”. Recuperação em V é um termo usado por economistas para relatar uma retomada intensa depois de uma queda vertiginosa na atividade econômica.

Em um ano que começará marcado por uma pandemia há espaço para o otimismo, contando com emprego, crédito e consolidação fiscal. A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia publicou previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro acima de 3% em 2021, sob a justificativa de uma retomada em “V”.

As medidas como o auxílio emergencial e os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ainda injetar R$ 130 bilhões na economia até o fim de 2021. Sem contar na redução do consumo das classes média e alta durante as fases mais rigorosas do distanciamento social que resultou em um aumento expressivo da poupança dessas famílias, de acordo com a SPE.

Estudo da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia diz que em setembro/2020, a produção industrial cresceu 2,6% ante o mês anterior (com ajuste sazonal), resultado acima da mediana das expectativas de mercado (1,5% a 3.5%; mediana de 2.3%).

Assim, confirma-se que a atividade industrial no País já se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro/2020.

A indústria sinaliza boa perspectiva para o PIB do 3º trimestre de 2020 e para o fechamento do ano. A continuidade da consolidação fiscal, das reformas estruturais e da implementação de medidas de aumento de produtividade e de melhora da alocação de recursos são fundamentais para continuarmos pavimentando a retomada do crescimento sustentado do País.

Para Lucas Atanazio, CEO da Holding de Franquias Grupo Atnzo, maior holding de franquias do Brasil, “investidores podem arriscar sem medo”.

Uma de suas citações favoritas de TS Eliot diz tudo: “Só os que se arriscam a ir longe demais são capazes de descobrir o quão longe se pode ir”.

Como empresário, Atanazio convive com riscos todos os dias. “Comecei do zero, não sou herdeiro ou algo do tipo e trabalho desde criança. Nunca, repetindo, nunca, nem uma só vez ouvi dizer frases muito motivadoras sobre a economia do país. “Estamos em nosso melhor momento”, “Até que enfim a crise acabou”. Muito pelo contrário, até hoje a economia brasileira convive rotineiramente com crises e mais crises”.

De acordo com ele, os investidores mais experientes estão incrivelmente ativos nesse momento. Puxando para o segmento de franquias, seu ramo principal de atividades, as facilidades são enormes para quem busca investir neste momento.

“Administradores de shoppings e imóveis concedendo carência, isenções de luvas, fornecedores de maquinários com parcelamentos a se perder de vista, bancos auxiliando com taxas reduzidas, entre tantas outras condições especiais para giro de mercado que farão com que a hora que o mercado retomar de vez (e sabemos que vai), o aquecimento seja ainda mais forte para o negócio que começou leve e na hora certa”.

Quem busca retornos mais atrativos sabe que o risco aumentará cada vez mais, mas reforçando “Só os que se arriscam a ir longe demais são capazes de descobrir o quão longe se pode ir”.

Ainda de acordo com o presidente da holding de franquias Atnzo, é importante saber que timing é tudo nos negócios e diante da pior crise, há sempre a melhor oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *